? ºC Porto Velho - RO

Agronegócio

21/10/2017 16:08 Fonte : Agencia Estado

SOJA/AGRURAL: PLANTIO DA SAFRA 2017/18 ATINGE 20% DA ÁREA PREVISTA NO BRASIL

O plantio de soja no Brasil atingiu 20% da área prevista para a safra 2017/18 até quinta-feira (19), apontou levantamento semanal da consultoria AgRural divulgado hoje. O desempenho representou um avanço de 8 pontos porcentuais ante a semana anterior e permaneceu em linha com a média dos últimos cinco anos, de 19%. Há um ano, contudo, o cultivo alcançava 29% da área.
Segundo a consultoria, a irregularidade das chuvas no Centro-Oeste continua dificultando o avanço das máquinas. Em Mato Grosso, onde a semeadura praticamente havia parado na semana passada, os trabalhos foram retomados na terça-feira após algumas chuvas em parte do Estado. Mas o cultivo segue atrasado na comparação anual, com 27% da área semeada, ante 47% em igual época de 2016. Alguns produtores já começam a relatar a necessidade de replantio em áreas pontuais, disse a AgRural.


Em Goiás, as plantadeiras ficaram paradas durante a semana e o cultivo permaneceu em 3% da área prevista, ante 11% na média dos últimos cinco anos. Já em Mato Grosso do Sul, chuvas generosas e mais bem distribuídas, principalmente no sul do Estado, permitiram o avanço do plantio para 30% da área, ante 14% há uma semana. Ná média dos últimos cinco anos, 32% das lavouras tinham sido semeadas.
Entre os principais Estados produtores, o maior ritmo de trabalho foi verificado no Paraná, onde o cultivo alcança 53% da área, avanço de 23 pontos porcentuais ante a semana passada. A umidade do solo também contribuiu para o avanço do plantio em Santa Catarina de 8% para 22% da área prevista. Nos dois Estados, o plantio está adiantado na comparação com 2016 e com a média de cinco anos. A AgRural informou ainda que a semeadura alcança 1% da área prevista no Rio Grande do Sul, 19% em São Paulo, 2% em Minas Gerais, 35% em Rondônia e 1% no Pará.
A AgRural estima a área plantada com a oleaginosa em 34,6 milhões de hectares, aumento anual de 2%. A produção potencial, calculada com base em linha de tendência de produtividade, é de 109,9 milhões de toneladas, redução de 4% em comparação com o ciclo anterior. (Clarice Couto - clarice.couto@estadao.com)


Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo