? ºC Porto Velho - RO

Agronegócio

13/11/2017 12:10 Fonte:  TV Senado / Agência Senado

Crescimento da cafeicultura em Rondônia é destaque em audiência pública

O presidente da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA), senador Ivo Cassol (PP-RO), defendeu o fortalecimento da cafeicultura em Rondônia.  O estado de Rondônia  é o quinto maior produtor de café do Brasil e o maior da Região Norte, segundo dados da Embrapa.

— Precisamos continuar o trabalho de fortalecer esse setor. Antigamente, quando se falava em café, se falava em Minas Gerais e Espírito Santo. Hoje Rondônia é um dos grandes produtores de café.

Os avanços da cafeicultura e os principais desafios do setor foram tema de uma audiência da CRA com a Comissão de Agricultura da Câmara em Alta Floresta D'Oeste. Também participaram do debate especialistas do setor e o ministro da Agricultura, Blairo Maggi.

O senador Valdir Raupp (PMDB-RO) disse que em breve Rondônia ficará entre os três maiores produtores de café do Brasil.

— A tendência é de que, com o desenvolvimento do café clonal, nós vamos ultrapassar muitos outros estados mais antigos da federação, porque ninguém neste momento está tendo o clima, a produtividade e qualidade do café clonal aqui de Rondônia.

Pesquisa

O desenvolvimento da cafeicultura em Rondônia está relacionado a pesquisas da Embrapa para o cultivo de mudas clonais, desenvolvidas a partir de plantas que têm maior capacidade de se adaptar ao solo e ao clima da região, além da resistência às pragas.

O agricultor familiar Reginaldo Coffer se beneficiou da tecnologia. Com apoio da Emater-RO (Empresa Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia), ele começou a plantar café com mudas clonais há três anos. Na última colheita, em maio, a produtividade aumentou de 20 para 193 sacas por hectare — um recorde para a região, que tem como média 29 sacas por hectare de café 


Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo