? ºC Porto Velho - RO

Candeias do Jamari

17/10/2017 10:01 Fonte:SECOM

TECNOLOGIA DIGITAL Professor de Candeias do Jamari quer compartilhar aplicativo de História com outras escolas brasileiras

Convicto da importância e do bom uso de seu invento, o professor de História em Candeias do Jamari, Jadiael Rodrigues da Silva, 35 anos, quer compartilhá-lo com os demais professores e estudantes de Rondônia e do País.

Hmobile, baixado na loja Play Store, tem como slogan: “O ensino de História em suas mãos”. Faz parte do projeto de mestrado acadêmico em educação que Jadiael defenderá em 2018. Foi criado no âmbito da Escola Estadual Carlos Drummond de Andrade, em Candeias do Jamari, a 20 quilômetros de Porto Velho.

“Em maio tivemos 300 compartilhamentos, 100 comentários e mais de 1,4 mil curtidas no Facebook do MEC (Ministério da Educação) e as perspectivas de parcerias são animadoras”, comentou. A notícia espalhou-se também pela rádio web e pela Rádio Nacional de Brasília.

Jadiael dá aulas numa escola onde foi aluno, técnico e, em seguida, professor. Formado Universidade Federal de Rondônia (Unir), ainda trabalha na área de planejamento da instituição.

Deu certo: no primeiro semestre, um cobrador de ônibus usou-o com êxito para recuperar aulas no período em que faltou, e uma aluna hospitalizada e de licença médica quase por um mês, perdeu o bimestre, mas foi “salva” pelo aplicativo. Fez as provas e com a pontuação anteriormente obtida, conseguiu nota 5 e alcançou a média.

Muitos graduandos o procuraram por e-mail, WattsApp e por redes sociais. Um chat facilitou o recebimento de sugestões para o produto.

Alunos da Escola Carlos Drummond acessam o Plano de Curso da Disciplina e os conteúdos trabalhados ao longo do bimestre, inclusive a resolução de exercícios que são enviados diretamente do aplicativo para o professor. Ele recebe o relatório com as respostas por série e turma, verificando a quantidade de acertos e erros.

No Hmobile, os estudantes podem interagir na rede social dentro do próprio aplicativo. Assim, o programa funcional desperta interesse educacional e social,

APP criado na Escola Carlos Drummond de Andrade

Para o uso perfeito do aplicativo, o professor recomenda o conhecimento da sua metodologia. “Na sala de aula, o aluno do Ensino Médio, especialmente no EJA (Educação de Jovens e Adultos) pode concentrar-se o tempo mínimo e tirar dúvidas por ele, conectados, fotografando explicações na lousa”.

Diagnóstico do semestre passado revelou: alunos usaram o aplicativo nos intervalos.

Na avaliação da eficácia dessa ferramenta, a escola indagou aos alunos se têm acesso à internet; como veem modernas tecnologias de comunicação e pesquisa?

“Resultou em boa aceitação, eles perceberam que havia um distanciamento da disciplina de história, que é dinâmica na compreensão e atuação na realidade social”, disse.

O professor acredita que os alunos já têm consciência do uso dessas tecnologias disponíveis não apenas para o lazer e diversão, mas para a pesquisa e troca de experiências.

O Diário Eletrônico, da Secretaria Estadual de Educaçãol, já está no aplicativo.

Nas dificuldades inicialmente encontradas, Jadiael buscou facilidades, usando por exemplo, o 3 G para “rotear”. Agora, está de olho na melhoria da infovia governamental.

Contribuições para o aperfeiçoamento do aplicativo podem ser enviadas para o endereço:

hmobile.educacional@gmail.com


Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo