? ºC Porto Velho - RO

Cidades

17/03/2018 22:31 Fonte: Da Redação/ Reportagem de Carlos Cassimiro

SEM ATENDIMENTO ODONTOLÓGICO: Distrito de triunfo esta à 3 anos sem clínica odontológica

Durante visita nesse sábado  (17) ao Distrito de Triunfo- em Candeias do Jamari, a equipe de reportagem do ERondonia.com.br , atendendo a solicitação de moradores, percorreu as principais ruas e a avenida principal do distrito, conversando com os moradores  que apontavam os principais problemas que a localidade carece. 

Dentre elas: iluminação pública, posto de saúde, escolas, segurança pública e diversas outras demandas que a população reivindica. 

O Distrito de Triunfo esta localizado aproximadamente 110 km da capital e a 90 km  de sua sede administrativa o município de Candeias do Jamari.

Uma das principais reivindicações é quanto o atendimento de saúde que é precário e não têm condições de atender a contento a comunidade local, falta médico plantonista e enfermeiros e uma ambulância a disposição, o posto de saúde São Pedro recentemente foi todo pintado e aparentemente esta limpinho, porem  está com suas instalações comprometidas  precisando de uma reforma geral, as paredes têm  infiltração, o telhado esta com diversas goteiras e a parte elétrica comprometida.

 

ATENDIMENTO ODONTOLÓGICO   

Ainda durante a visita e através de denuncia de moradores nossa equipe pode constatar que a mais de três anos o distrito não dispõe de atendimento odontológico, obrigando com isso a população a procurar atendimento particular uma vez por semana ou procurar atendimento  pelo SUS em candeias ou em Porto Velho. 

As informações  dão conta que o local é insalubre e a energia elétrica do local não suporta a voltagem do compressor ocasionando a queima do equipamento, A troca do transformador de energia pela Eletrobrás seria primordial para o retorno do atendimento, no entanto as cadeiras odontológicas continuam paradas por falta de manutenção e por conta de um dos compressores  das cadeiras queimados.

Em 2016 o então vereador João Gadelha denunciou as irregularidades em plenário, a denuncia foi constatada pelo Conselho Municipal de Saúde, e posteriormente  virou um processo investigatório por parte do MPF que inqueriu o Conselho Municipal de Saúde -CMSCJ  e o Ex-secretário de Saúde Sr. Gregory. 

As informações também dão conta que houve recentemente a abertura de um processo licitatório para resolver o problema da  UBS São Pedro  e  principalmente no atendimento odontológico, porem como houve a exoneração recente do Ex-secretário, o processo terá um prazo de 60 dias para ser concluído ao menos cinco empresas concorrem . 

Vale lembrar que o vereador Dr. Lucio Rojas  é odontólogo, morador de Triunfo e servidor municipal e deveria estar atendendo  aquela comunidade, tendo em vista que continua recebendo os salários por prestar serviços no distrito, mas esta atendendo  a comunidade de triunfo pelo SUS na unidade Santa Izabel em Candeias  .

TELEFONIA MÓVEL

Esta é outra reivindicação da comunidade de Triunfo e que pode ser comprovada por nossa equipe, a telefonia móvel.  Durante anos e para ser mais preciso de quatro em quatro anos a esperança da chegada da telefonia móvel e internet banda larga é renovada, pois diversos políticos percorrem o distrito prometendo a tão sonhada internet e o serviço de telefonia móvel em Triunfo.

Em julho de 2015 o governador Confúcio Moura anunciou em um evento a rede de telefonia móvel para Triunfo, na oportunidade ele prometeu  o serviço de telefonia móvel, a transmissão de dados com tecnologia 3G, telefonia fixa e banda larga, que seria disponibilizado no distrito e localidades rurais abrangidos por um raio de até 30 quilômetros da sede municipal, e que até o mês de novembro daquele ano o serviço seria disponibilizado em Triunfo, no entanto até o momento nada foi cumprido.

"O que mais revolta agente aqui é que em localidades bem mais distantes de nós já tem telefonia móvel e até internet, até as aldeias indígenas ao redor do estado ai já possui o serviço e nós aqui nada até agora, talvez porque agente não tem diamantes, cassiteritas e minérios nas nossas terras, se não agente tinha de tudo aqui.”

“Dispara o Sr. Ataíde, que é carvoeiro no distrito”.


Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo