? ºC Porto Velho - RO

Internacional

10/11/2017 02:00 Por Associated Press

Igreja do Texas onde atirador matou 26 será demolida, anuncia pastor

 

 

A igreja no Texas onde 26 pessoas foram mortas por um atirador no último domingo será demolida, anunciou nesta quinta (9) o pastor local.

Frank Pomeroy disse a líderes da Convenção Batista Sulista no início desta semana que seria muito doloroso continuar usando a Primeira Igreja Batista de Sutherland Springs como local de adoração.

Pomeroy discutiu o plano com os líderes da denominação, que viajaram até a comunidade rural em sinal de apoio, disse um porta-voz nacional.

O pastor descreveu o prédio como “uma lembrança muito forte” do massacre, disse o porta-voz Sing Oldham. Pomeroy expressou a esperança de transformar o local em um memorial aos mortos e construir um novo prédio em outro terreno que a igreja possui.

Charlene Uhl, mãe de Haley Krueger, de 16 anos, que morreu no ataque, concorda com a demolição.

“Ainda deve haver uma igreja, mas não aqui”, disse ela na quinta ao visitar uma fileira de cruzes brancas em homenagem às vítimas em frente ao local. Ela disse que sua filha frequentava as missas e um grupo noturno semanal de jovens mantido por outra vítima, Karla Holcombe.

Jeannie Brown, que mora em Indiana, parou no local com sua filha, que vivia em Sutherland Springs mas se mudou há algumas décadas para San Antonio.

Perguntada se a igreja deveria ser demolida, Brown disse: “sim. Quem iria querer voltar aqui? Mas, se ela for demolida, isso significa que ele (o atirador) venceu?”

Outros locais de tiroteios em massa foram demolidos, incluindo a Escola Elementar Sandy Hook, em Newtown, Connecticut, onde um atirador matou 20 crianças e seis adultos em dezembro de 2012. Uma nova escola foi construída em outro lugar.

Uma escola Amish de uma sala perto de Lancaster, na Pensilvânia, foi demolida em 2006, dez dias depois que um homem fez crianças como reféns e matou a tiros cinco meninas com idades entre seis e 13 anos.

 

A antiga sede da escola hoje é um pasto. Uma estrutura quase idêntica com uma cerca de segurança foi erguida nas proximidades e recebeu o nome de New Hope School.

 

Pai do atirador

O pai do atirador do Texas quebrou o silêncio da família e diz que seus parentes estão de luto.

Michael Kelley falou à ABC News na quarta-feira de sua casa em New Braunfels, cerca de 55 km ao norte de Sutherland Springs.

Ele disse que não quer que o “circo da mídia” que cerca o ataque de Devin Patrick Kelley destrua “nossas vidas, a vida de nossos netos”.

O motivo permanece não esclarecido, mas o caçula dos Kelley parece ter tido a igreja como alvo porque ela era frequentada pela família de sua mulher. Ele morreu após atirar em si mesmo depois de ter sido baleado e perseguido por dois moradores quando estava deixando a igreja, segundo autoridades.

 
O pastor Frank Pomeroy enxuga uma lágrima enquanto o vice-presidente dos EUA, Mike Pence, discursa em homenagem às vítimas do ataque à Primeira Igreja Batista, em Southerland Springs, Texas, durante evento na Floresville High School, na quarta (8) (Foto: Scott Olson/Getty Images/AFP)

O pastor Frank Pomeroy enxuga uma lágrima enquanto o vice-presidente dos EUA, Mike Pence, discursa (Foto: Scott Olson/Getty Images/AFP)

Na quarta, o vice-presidente Mike Pence se uniu ao governador do Texas, Greg Abbott, em uma homenagem às vítimas do atirador.

Pence disse à multidão que o ataque foi o pior em uma igreja na história americana e chamou o atirador de “perturbado”.

“Seja o que for que despertou o mal que desceu sobre aquela pequena igreja, se o desejo do atacante foi silenciar seu testemunho de fé, eles falharam”, acrescentou o vice-presidente.

 

Pence também visitou fiéis feridos em um hospital em San Antonio e se encontrou com parentes dos mortos em Floresville, perto de Sutherland Springs. Ele foi de mesa em mesa na biblioteca de uma escola, tentando consolar familiares devastados.

“O país inteiro está rezando com vocês”, disse ele a um homem que perdeu sua cunhada.

Mais cedo, Pence havia dito que o presidente Donald Trump determinou às agências federais que providenciassem ajuda extensiva na investigação, incluindo o envio de 100 agentes do FBI.

O Departamento de Segurança Pública do Texas divulgou uma lista oficial dos mortos no ataque. As oito vítimas do sexo masculino e 17 do sexo feminino tinham idades entre um e 77 anos.

As autoridades dizem que as 26 vítimas fatais incluem o bebê ainda não nascido de uma mulher que foi morta. Todos morreram no local, com exceção de uma criança que morreu já no hospital.

Onze pessoas permaneciam hospitalizadas nesta quinta com ferimentos sofridos no ataque.


Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo