? ºC Porto Velho - RO

Política

20/12/2017 16:59 Autor / Fonte: Rondoniadinamica

Ex-prefeito Roberto Sobrinho adiciona mais um item à coleção de decisões favoráveis após >sangrar> nas eleições de 2016

O ex-prefeito Roberto Sobrinho (PT) vem colecionando decisões favoráveis no Tribunal de Contas (TCE/RO) e no Poder Judiciário desde o início deste ano. Para o petista, infelizmente, tardiamente já que participou das eleições do ano passado enfrentando acusações de adversários arvorados às denúncias que, pouco a pouco, são desconstruídas peal defesa do político em todas as instâncias.

Sobrinho chegou a disparar nas intenções de voto ainda no primeiro turno apontado pelo Ibope como primeiro lugar, distante dos candidatos empatados em segundo à época da divulgação. Após a derrota, usou a expressão "eu sangrei" em referência às abalroadas patrocinadas pelo oponentes durante a campanha.

Desta feita, o TCE/RO – atendendo a determinação do Ministério Público (MP/RO) – realizou uma Tomada de Contas Especial nos convênios de repasses de recursos firmados entre a Prefeitura de Porto Velho a Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano (EMDUR).

Os recursos eram destinados à manutenção e expansão da rede de iluminação pública, construção de muros e calçadas, produção de artefatos de cimento, iluminação natalina e outros serviços.

 A Tomada de Contas Especial foi adotada em virtude da Operação Luminus, desencadeada em abril de 2013 pelo MP/RO.

Sobrinho chegou a ser detido por um dia sob alegação de malversação dos recursos da EMDUR.

Passados quase cinco anos da operação, o órgão responsável em analisar a gestão do ex-prefeito através de seus conselheiros compreendeu, à unanimidade, que os atos praticados por Roberto Sobrinho foram regulares, ou seja, estavam em conformidade com a legislação.

A decisão fora publicada no Diário Oficial do TCE/RO da última terça-feira (19).

 


Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo