? ºC Porto Velho - RO

Política

11/03/2018 04:06 Fonte: Da Redação E Rondônia

O Senador Aécio Neves é inocente ou é a justiça que esta sendo seletiva nesse caso?

Por: Márcio Santos

 

Quase um ano depois de ser gravado pelo empresário Joesley Batista, do Grupo J&F, pedindo R$ 2 milhões para pagar advogados, e ser denunciado no Supremo Tribunal Federal por corrupção passiva e obstrução da Justiça, o senador tucano Aécio Neves ainda corre solto pelos corredores de Brasilia-DF,  sem se quer ser ouvido pelo juiz Sergio Moro referente ao caso, e sobre a possível participação em esquemas de corrupção.

A condenação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva à prisão por corrupção e lavagem de dinheiro no caso do tríplex do Guarujá deixou muita gente confusa e se questionando sobre a "Justiça seletiva" que havia condenado Lula, mas que nada fez em relação ao e ao senador Aécio Neves e ao presidente Michel Temer.

A explicação que se chega é que pode estar sim havendo uma justiça seletiva, ao envolvidos na “Operação Lava Jato” onde quase todos os envolvidos sem mandatos e sem foro já foram presos e muitos ate mesmo com foro privilegiados já estão puxando cadeia, e nada de Aécio Neves também fazer parte da “Mafia da Politica” que estão atraz das grades.

Mas segue o bonde, vamos tentar explicar o porque disso.

  • No Supremo Tribunal Federal são processados e julgados o presidente da República, os deputados e senadores, os ministros de estados e os ministros de tribunais superiores, não que seja exatamente essa regra ou o rito.
  • Autoridades públicas têm direito ao foro privilegiado. Por isso, ocupantes de função pública em nível nacional, como o senador Aécio Neves e o presidente Michel Temer, só poderão ser julgados pelo STF.
  • Lula é ex-presidente não tem foro, ele foi condenado em primeira instância pelo juiz Sérgio Moro, e em segunda instância pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4).
  • A denúncia contra o presidente Michel Temer, por crime de corrupção passiva, foi rejeitada duas vezes na Câmara dos Deputados.
  • O senador Aécio tem foro privilegiado no Supremo e está sendo julgado no STF. O processo dele ainda não terminou, Os partidos Rede e PSol pediram a cassação do mandato de Aécio por quebra de decoro parlamentar porém o pedido de cassação de Aécio foi arquivado pelo Conselho de Ética do Senado por falta de provas  segundo o presidente daquele conselho no senado, ele chegou a ser afastado do cargo de senador mas foi reintegrado após o ministro Marco Aurélio Mello determinar que ele retornasse ao mandato. Mas Aécio não foi absolvido.

  Aécio Neves esta sendo investigado em diversos inquéritos que envolvem corrupção e propina. O   procurador Geral da República Rodrigo Janot até pediu a prisão preventiva de Aécio, com base nas   delações da JBS, mas o ministro Marco Aurélio novamente negou.

  Aécio Neves já percorrer o estado de Minas Gerais, seu reduto eleitoral com o objetivo de renovar   seu mandato no Senado por mais oito anos.

  Após o Juiz Sergio moro, os ministros do STF, e seus colegas senadores praticamente inocentar o senador, será que a justiça do povo na urna também vai inocentar Aécio Neves e permitir que el volte por mais 8 anos ?


Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo